Trekking



No estado da Bahia, existem várias áreas propicias a prática do Trekking, porém, a região da Chapada Diamantina é, sem dúvida, o destaque regional.

O Parque Nacional da Chapada Diamantina foi fundado em 1985 com a intenção de proteger a região e incentivar o turismo. A área total do parque é de 1520 km2.

Apresenta-se em geral como um altiplano extenso, com altitude média entre 800 e 1200m acima do nível do mar. Nesta cadeia de serras encontra-se o pico mais alto da Bahia, sendo o pico do Barbado, com 2033m, o ponto culminante do nordeste.

O principal período de chuvas da região é de novembro a fevereiro, e durante todo o ano há grandes variações diárias de temperatura.

 


A cidade de Lençois, surgida em meados do século XIX com a descoberta de muitas jazidas de diamantes, foi tombada em 1973 como patrimônio histórico e artístico nacional. Embora não seja a cidade mais antiga da Chapada (Rio de Contas nasceu em 1725), Lençóis se tornou a pérola turística da Chapada Diamantina e o ponto de partida da maioria dos praticantes de trekking.

Numa área de 30 kms ao redor de Lençóis encontram-se vários sitios naturais extraordinários, que podem ser vistados fazendo uma excursão, a pé, de 1 dia.

 

 

Principais pontos turísticos



Cachoeira do Sossêgo

Concordando com o nome, a Cachoeira do Sossego é um lugar de imensa paz. A trilha de 7km, partindo de Lençóis, passa pelo leito do Rio Ribeirão e por um grande cânion.

Serrano

Complexo formado pelo Rio Lençóis e suas piscinas e caldeirões naturais. Bem próximo está o Salão de Areia, a Cachoeirinha e a Cachoeira da Primavera.



 

Ribeirão do Meio

Corredeira que forma um tobogã natural, ótimo para escorregar. Descendo o rio, há o Ribeirão de Baixo, onde se encontra um caminho de garimpos. Fica a 4km de Lençóis.

Gruta do Lapão

Maior gruta em pedra quartizítica do Brasil, fica a 4,5km de Lençóis por trilha. A travessia de 1km por dentro da gruta deve ser feita com guia e demora cerca de 2h. O visual na saída é muito bonito.

Os praticantes de Trekking, mais experimentados, podem curtir uma área de trilhas inesgotável na Chapada. Existem trilhas de vários dias, ou até várias semanas, de caminhada.

 

Cachoeira da Fumaça

 

Uma das cachoeiras mais impressionantes do Brasil, com quase 400m de queda livre. Nos períodos mais secos, a água nem chega ao poço, dispersando-se no ar como fumaça. Para ver a Fumaça por cima, a trilha é de 7km a partir da cidade de Capão. Para vê-la por baixo, só mesmo fazendo um trekking de 3 dias com um visual maravilhoso.



 

 

 

Vale do Paty

Trekking de 7 dias que faz a ligação entre Lençois e Andaraí cruzando paisagens encantadoras e muito variadas. E muitos outros ……….!!!

Você sabia ….

- Que na época da grande produção de diamantes a França mantinha um vice-consulado em Lençóis, para agilizar as exportações.

- Que a cidade de Xique-Xique de Igatú, a cidade de pedras, é conhecida como a Machu Pichu brasileira.

- Que o Vale do Capão, nos municípios de Palmeiras e Mucugê, é um conhecido observatório de OVNI’s. Várias aparições foram observadas no ano de 1994.

- Que diversas espécies de animais são encontrados no Parque Nacional. Entre os mamíferos podemos destacar a onça-pintada, o quati, a cotia, a capivara e a sussuarana; entre os répteis o jacaré, a jibóia e a sucuri; além de diversas aves como o periquito, o curió, a arara e o raríssimo beija-flor-gravata-vermelha, que já havia sido considerado extinto.

- Que a cachoeira da fumaça, com seus 420 metros de queda livre é a maior do Brasil. Ela recebeu este nome porque a força do vento por muitas vezes, não deixa a água tocar o chão, sendo jogada para o alto em jato nevoento.
Rodapé

Rodapé

   Endereço: Rua do Carmo, 64, Santo Antônio, CEP: 40.301-380 - Salvador-Bahia-Brasil
Reservas e Informações: Tel: 55 71 32430909 | Cel: 55 71 81825151  -  55 71 81810660
contato@pousadacasavilabela.com.br

Copyright 2006 todos os direitos reservados. Pousada Casa Vila Bela

  • Brasil
  • Francês
  • Inglês
  • Italiano
  • Espanhol